Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Serendipidade

LAGOM

Untitled collagelagom.jpgDepois de uma conversa com amigas numa tarde gelada de Inverno, uma delas falou-me sobre um novo conceito que tinha descoberto: o Hygge. Esta palavra tem uma origem Dinamarquesa e tem sido bastante enunciada uma vez que a Dinamarca foi considerado o país mais feliz do mundo no último relatório feito pela ONU e isso poderá estar relacionado com o Hygge. O Hygge pode traduzir-se por bem-estar, pela paz e pelo conforto, necessário sobretudo em ambientes escuros e frios, como são os países nórdicos. 

Interessei-me bastante por este conceito e decidi fazer uma pesquisa, até que encontrei o Lagom, palavra de origem sueca. Sou uma grande admiradora da cultura sueca e da cultura nórdica em geral, sendo que isso só ajudou a aguçar a minha curiosidade. Lagom significa "medida certa" de forma a alcançar uma vida equilibrada. No fundo baseia-se um pouco no Hygge, na ideia do bem-estar e do minimalismo como caminhos para o equilíbrio. Consciencializarmo-nos em relação ao ambiente, valorizar pequenos momentos com aqueles que nos importam, fazer exercício físico, reduzir o consumismo, libertarmos uma hora do nosso dia para fazermos algo que nos faça sentir bem (mesmo que seja beber um chá quente enquanto lemos um livro debaixo das mantas, apreciar comida saudável... no fundo reduzir o stress que nos rodeia diariamente, de forma a que nos tornemos pessoas mais produtivas, bem-dispostas e felizes.

Acabei por descobrir o livro "Lagom: A Arte Sueca para uma Vida Equilibrada" de Linnea Dunne que fala sobre este estilo de vida. Ainda não o comprei mas adorava investir porque acho realmente importante arranjarmos uma forma de fugir ao stress que nos é imposto constantemente por esta sociedade frenética e aprender a viver um dia de cada vez apreciando o que a vida tem de melhor. 

Tenho um álbum no Pinterest dedicado exclusivamente ao Lagom, clica aqui